A tarde desta terça (16), foi ainda mais alegre para os alunos do projeto Integrar Voleibol, que é realizado no Centro Esportivo Armando Cunha, no Casqueiro, em Cubatão. Os adolescentes que fazem as aulas no local receberam novas bolas, materiais esportivos e camisetas do Projeto, que há sete anos, contribui com a comunidade oferecendo aulas sem nenhum custo para a população.
Durante as aulas o que não falta é alegria, Lucas Menezes Oliveira, 16 anos, é um dos mais empolgados. “É uma oportunidade para a nossa comunidade, nas aulas conhecemos mais sobre modalidade, aprendemos os fundamentos de forma correta. Com os treinos estamos evoluindo, principalmente quem se interessa, de repente alguém pode ser um profissional do voleibol”.
Quem também está satisfeita é Ana Carolina dos Santos, 14 anos. “As aulas são muito boas, os professores têm muita paciência com a gente, mas também cobram quando é preciso. Todos estão melhorando com os treinamentos, passamos a jogar melhor. É bom poder estar nas aulas com amigos que já tinha e outros que fiz aqui”.
O secretário de Esportes, Alessandro Nunes Bortolomasi destacou o empenho conjunto. “Mais um projeto realizado através de parcerias, no caso, a Prefeitura através da Secretaria de Esportes, uma entidade, a ANDEE e a CMOC Brasil que é uma empresa. Isso é muito importante para proporcionar aos jovens, a prática de mais uma modalidade, os tirando da rua para praticar esporte, que também é educacional”.
Marcelo Camargo, coordenador do projeto, destacou a ação. “É um incentivo a uma modalidade esportiva, essa garotada aprende com professores especializados, onde podem se desenvolver. No final de ano participam de competição com alunos de outros projetos e também de clubes, isso os estimula. Estão sempre com material adequado, por isso a entrega de hoje. Quando adolescentes e jovens se sentem valorizados eles seguem na atividade”.
O projeto Integrar Voleibol tem o patrocínio da empresa CMOC Brasil, com destinação de recursos da Lei Federal do Incentivo ao Esporte através do Ministério do Esporte do governo federal. O gerenciamento é da Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação (ANDEE) com apoio da Prefeitura de Cubatão.