O Projeto Social Integrar Arte e Vida, realizado pela ANE, Associação Nacional de Esportes, retomou as atividades em seus núcleos do ano letivo de 2018.Criado em 2007, o Integrar reiniciou as aulas deste segundo semestre em oito núcleos distribuídos nos municípios de Santos, Cubatão e Guarujá, na Baixada Santista.
O Integrar oferece oficinas artísticas e culturais gratuitas a cerca de 2.500 alunos das escolas municipais conveniadas, sempre no contra turno escolar, estabelecendo um modelo similar ao da escola em tempo integral sem ônus para as prefeituras. As modalidades são futsal, judô, esportes e dança. Todo o material é fornecido pela entidade.
A partir deste mês de agosto, se incorporaram quatro novos núcleos e patrocinadores ao projeto, nos municípios de São Caetano do Sul. Paulínia, Guarujá e Cubatão com os patrocinadores Sabesp e MRS Logística e início previsto para o próximo dia 13. Cerca de mais 600 crianças passarão a frequentar as oficinas gratuitas.
Confira os núcleos e escolas atendidas nos respectivos municípios:
Santos:
CAEDU
– EM Pedro Crescenti- Jardim Rádio Clube (Lei Paulista de Incentivo ao Esporte).
Cubatão:
Núcleo Julio Simões Logística
– UME Jayme João Olcese,- Jardim Anchieta (Lei Paulista do Incentivo ao Esporte);
Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega- Romerão- Vila Couto.
Núcleos Usiminas- (Lei Paulista do Incentivo ao Esporte)
– UMEs Martim Afonso, no Jardim Nova República, UME Rui Barbosa, no Jardim Caraguatá;
– Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega- Romerão- Vila Couto.
Núcleo Petrocoque- (Lei Federal do Incentivo ao Esporte).
EE Wadomiro Mariani, no Jardim Nova República;
Núcleo CMOC
-EE Parque dos Sonhos-, no Jardim Nova República.
– UME Maria Albertina, no Jardim Vila Nova
Guarujá:
– Núcleo Eurofarma- (Lei Paulista de Incentivo ao Esporte)
EM Adelaide Fernandes e Ary da Silva Souza, Jardim Mar e Céu.
O projeto Integrar Arte e Vida é gerenciado pela ANE, Associação Nacional de Esportes em parceria com as Secretarias da educação dos municípios atendidos. O Integrar foi indicado pela segunda vez para representar o Brasil no prêmio internacional UNESCO Hamdan 2017/2018, que contempla iniciativas de estímulo à educação ao redor do mundo. A cerimônia de premiação será no próximo dia 5 de outubro, em Paris, na sede da Unesco, em comemoração ao Dia Mundial dos Docentes.
Os recursos que mantém a iniciativa são provenientes da Lei Federal do Incentivo ao Esporte, da Lei Paulista do Incentivo ao Esporte, no caso do Estado de São Paulo, e de contrapartidas do ICMS.