O Projeto Integrar Arte e Vida, gerenciado pela Associação Nacional de Esportes (ANE). foi indicação do Integrar Arte e Vida, pelo Ministério das Relações Exteriores, para representar o Brasil como concorrente ao 6° Prêmio UNESCO Hamdan. Patrocinado pelo Xeque Hamdan bin Rashid Al-Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos do evento de 2020. A Cerimonia de premiação ocorreu no dia 05 de outubro em Paris e este ano o evento foi realizado pela internet e com a participação de 190 projetos selecionados nos cinco continentes que que premiou os três projetos, com 100.000 USD cada, por promoverem melhores práticas e desempenhos no aprimoramento da eficácia dos docentes, atuando em áreas de carências sociais ao redor do planeta e trazendo benefícios educacionais às crianças.
O Projeto Integrar Arte e Vida não foi selecionado na fase final, que contou com seis projetos, sendo dois da Ámerica Latina representado pelo Peru e Colômbia, Canadá, Índia, Azerbaijão e África do Sul foram os finalistas.
“Estamos contentes de ser o representante do Brasil neste grande evento da Unesco em Paris é fomos reconhecidos internacionalmente o nosso trabalho, ressalta Marcelo Camargo responsável pela coordenação do projeto.
O objetivo do Projeto Integrar Arte e Vida é atender crianças e adolescentes do município de Santos, Guarujá,Cubatão e São Vicente, na faixa etária de 6 a 17 anos, no sentido de ajudar no desenvolvimento cultural, educacional e físico, com uma proposta pedagógica voltada para atividades que promovam os aspectos formativos de um cidadão.
As atividades voltadas à consolidação das noções da cidadania foram elaboradas levando-se em consideração o fator pedagógico, propondo a extensão das atividades curriculares dos alunos de comunidades carentes, configurando o modelo similar ao da escola em tempo integral, da educação física e da prática esportiva como vetores do bem estar geral e da arte como possibilidade de expansão do pensamento e ampliação de horizontes futuros.
O intuito do Projeto é complementar o processo educacional para evitar a evasão escolar e oferecer alternativas, através de oficinas culturais e esportivas, para reduzir potencialmente a situação de risco social aos quais os jovens das comunidades carentes estão sujeitos em grande parte de seu cotidiano.