Na Baixada Santista cada vez se observa mais a presença dos grupos de ciclistas, sempre pedalando pelas ruas a até estradas na região. No Passeio Ciclístico “Pedalando Pela Vida”, que será realizado no domingo (25), o Pedal ZN Bikers vai marcar presença com centenas de participantes.
O grupo foi se formanda a cerca de dois anos, reunindo ciclistas da Zona Noroeste que pedalavam de forma dispersa. Desde então se organizaram, criaram um nome e passaram a ter constância nos “pedais”. Atualmente são cerca de 750, e passaram a contar com pessoas de outros bairros de Santos, assim como das cidades de São Vicente, Guarujá e Praia Grande.
Luciano Cruz Nunes, 58 anos, é o líder e explica a importância do evento. “Esse passeio integrado na Primavera Criativa estimula a participação de todos, vamos pedalar por locais pouco observados por ciclistas e até moradores. Santos tem muitos pontos turísticos e historicamente interessantes para passeios como esse. A iniciativa foi muito bem-vinda, temos 180 inscritos, mas teremos a presença de muitos não inscritos do nosso grupo”.
Pedalando Pela Vida
O Passeio Ciclístico “Pedalando Pela Vida”, vai contar com 1.200 inscritos de forma gratuita que foi amplamente divulgada, mas quem não conseguiu garantir a inscrição vai poder participar normalmente do evento, que é aberto a todos, porém só os inscritos recebem um kit com camiseta, squeeze, mochila e medalha de participação.
A retirada do kit será mediante a comprovação da inscrição e doação de 1kg de alimento (exceto sal e açúcar), que deve ser entregue no dia do evento, a partir das 8h. As doações serão entregues ao Fundo Social de Santos. O trajeto de 10 km terá saída às 10h, do Parque Municipal Mario Roberto Santini (Emissário Submarino), localizado na Av. Presidente Wilson, s/n, no bairro José Menino, com chegada na Praça Mauá, s/n no Centro Histórico de Santos.
Primavera Criativa
O Passeio Ciclístico “Pedalando Pela Vida” integra as atividades da Primavera Criativa, organizada pela Prefeitura de Santos, como mais um passo em direção à revitalização da Região Central da Cidade.
Após a chegada na Praça Mauá contará com as feiras criativas Feito em Santos e Afro Tu, que comercializarão itens de diversos segmentos, como roupas, artesanatos, itens para a casa, acessórios, decoração e, claro, gastronomia. Haverá opções variadas de bebidas e comidas, como cerveja e cachaça artesanal, café, doces, salgados, sorvete, entre outros.
Também estará presente, das 11h às 17h, a biblioteca móvel do projeto Leia Santos, onde os visitantes poderão escolher livros para levar para casa gratuitamente. Até as crianças terão atividades específicas, como brinquedos infláveis, das 11h às 17h, e a contação da história ‘O Cravo e a Rosa brigaram e você sabe o porquê?’, das 16h30 às 17h30.
O Passeio Ciclístico “Pedalando Pela Vida” é realizado pela Associação Nacional de Desenvolvimento Esportes e Educação (ANDEE), conta com o patrocínio da Usiminas, por meio do Ministério da Cidadania, e apoio da Prefeitura de Santos, TV Tribuna e do Instituto Usiminas.