Neste domingo (3), as bicicletas tomaram conta da principal avenida da cidade de Cubatão, a 9 de Abril, que recebeu o Passeio Ciclístico “BORA PEDALAR”, com saída e chega no Parque Anilinas, que reuniu mais de mil pessoas de todas as idades. O evento, além de promover a prática da atividade física, fez parte da comemoração da Semana do Ciclista na Cidade.
O tempo ajudou, e os ciclistas proporcionaram lindas imagens, tanto quem os que os viam passar, como para os registraram com suas câmeras. Passaram com tranquilidade pelos locais que normalmente no dia a dia são tomados por carros, ônibus e caminhões. No trajeto a Ponte do Arco Iris, até chegar na entrada do Parque Caminho do Mar. No retorno passagem pelo Cruzeiro Quinhentista e o retorno na Vila São José.
Com 66 anos, o aposentado Gilberto Correa dos Santos, estava entusiasmado no final do Passeio. “ A organização foi excelente, desfrutamos de boas coisas, e o principal é poder ter saúde, só tenho o que agradecer. Eu vim com um grupo de amigos e todos gostaram. Não é sempre que se tem a oportunidade de ter à disposição dos ciclistas uma estrutura como essa”.
Fabiana Costa, 25 anos, servidora pública, moradora de Cubatão, estava com três amigas, e gostou da experiência. “Foi a primeira vez que participei de um passeio ciclístico. Gostei demais, e ainda mais por estar na companhia de que pessoas que eu gosto. Porém o que achei mais importante foi promover o esporte na nossa Cidade”.
Objetivos alcançados
O objetivo do evento foi incentivar e fomentar o uso de bicicletas como atividade físico-esportiva, trabalhando a questão da saúde como condicionamento físico e mental, além de promover um ambiente mais equilibrado por ser um meio transporte não poluente. O Passeio foi aberto para toda população de Cubatão, assim como de outras cidades, podendo participar, inscritos e os não inscritos pelo site.
O secretário de Esportes de Cubatão, Alessandro Bortolomasi, falou sobre a iniciativa. “São questões importantes dentro dessa ação, desde a atividade física, e seus benefícios, como a importância das bicicletas, para isso e também como meio de transporte não poluente. Além de envolver uma parceria entre Prefeitura, , uma entidade sem fins lucrativos, e três grandes empresas que estão Cubatão. Para finalizar a solidariedade das pessoas, doando alimentos para o Fundo Social, que faz chegar a quem mais precisa”.
O Passeio Ciclístico “BORA PEDALAR” é realizado pela Associação Nacional de Desenvolvimento Esportes e Educação (ANDEE), conta com o patrocínio da Usiminas, Unipar e CMOC, por meio da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE do Ministério do Esporte do Governo Federal, e apoio da Prefeitura Cubatão e TV Tribuna.