Normalmente o mês de agosto, marca o retorno para as atividades esportivas, para crianças e adolescentes, após o período de férias escolares. Em Cubatão isso não aconteceu para os alunos do projeto Bom de Bola – Bom na Escola, desenvolvido no campo do Morro do Índio, na Vila Esperança. No local são atendidos 40 alunos entre meninos e meninas, matriculados em escolas da rede pública.
O professor Wanderley Marques Toledo, o Deley, destacou a importância da continuidade. “Durante as férias é fundamental continuarmos com esse trabalho, toda criança gosta e merece diversão nesse período. Aqui estamos numa região da Cidade, onde as crianças estão distantes dos locais que oferecem atividades. Nossas aulas são fundamentais, para além do aprendizado, poder oferecer atividade física, com diversão e socialização”.
A atividade tem como objetivo agregar crianças e adolescentes para prática do futebol, tendo como conceito a parte educacional, cooperativa e esportiva, sendo usado como ferramenta de cooperação e cidadania. Os alunos estão aceitando e gostando, os treinamentos são realizados com todos bem à vontade, queremos prepará-los não só para o futebol, mas também para a vida.
O projeto Bom de Bola – Bom na Escola, em Cubatão, tem patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do governo do Estado de São Paulo. O gerenciamento é da Associação Nacional de Desenvolvimento e Esporte (ANDEE) com apoio da Prefeitura de Cubatão.