O último jogo do 19º Campeonato Brasileiro Master Santos de Vôlei, no domingo (23), foi com muita emoção e de alto nível técnico. Na categoria 35+ feminino, as estreantes da APADE do Pará e Super Ball de Minas Gerais, que figuram constantemente nas decisões, chegaram na grande final, no Clube Internacional de Regatas. As equipes chegaram invictas e sem ter perdido nenhum set na competição.
As mineiras começaram impondo seu jogo e ficaram na frente do placar até a metade do segundo primeiro set, quando ocorreu a virada, levando as paraenses a fechar por 25 a 21. Já o segundo set foi com ainda mais emoção, com alternância no comando, até chegar ao final, quando a APADE conseguiu fechar em 26 a 24, garantindo a vitória por 2 sets a 0, ficando assim com o título.
A comemoração foi grande como a distância percorrida pelas campeãs, foram quase 3 mil quilômetros para a maioria das atletas que vieram de Belém, como Fabíola Pires, que comemorou o resultado. “É uma felicidade imensa, um campeonato respeitado nacionalmente, onde estão os melhores times master. Estávamos entrosadas, jogando com respeito e responsabilidade, todas contribuíram, quem entrava vindo do banco também. O Super Ball era o time a ser batido, elas estão sempre nas finais. Hoje em conjunto conseguimos ser uma equipe completa”.
Natalia Martins, jogadora profissional, que nesta temporada vai definir se joga a Superliga ou se vai para o exterior, defendeu o Super Ball, e falou sobre as campeãs. “Não podemos tirar o mérito do time adversário, elas jogaram muito bem e nós muito abaixo, tentamos e não conseguimos. Foi minha primeira participação e vou voltar, aqui foi tudo divertido e sem responsabilidade”.
Master Santos de Vôlei
A competição contou com a participação de 1.800 atletas, representando 112 equipes e 220 jogos realizados em sete quadras, sendo três no Clube Internacional de Regatas, além das do Clube de Regatas Vasco da Gama, Tênis Clube de Santos e Associação Atlética Banco do Brasil e Centro Esportivo e Recreativo Rebouças. As disputas foram em sete categorias no masculino (35+, 40+, 45+, 50+, 55+, 60+ e 65+) e no feminino (30+, 35+, 40+, 45+, 50+, 55+ e 60+).
Nesta edição participaram equipes da Rússia, Estados Unidos e Chile. Já no Brasil nas disputas por troféus: Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O 19º Master Santos de Vôlei é realizado e organizado pela Associação Nacional de Esportes (ANE), com patrocínio por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte (Promifae) através do Grupo Mendes. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria de Esportes.