Participar da Copa TV Tribuna de Futsal Escolar é o desejo de muitos meninos que praticam a modalidade, na UME Pedro Crescenti, na Vila Telma, em Santos, isso se tornou realidade. Os alunos da escola que disputam a competição, fazem parte do Projeto Integrar Arte e Vida, onde tem as aulas sem nenhum custo.
Na fase de grupos, os meninos venceram os dois jogos que disputaram. No primeiro, bateram o Colégio Monteiro Lobato por 1 a 0. Já no segundo, diante da UME Judoca Ricardo Sampaio Cardoso, a vitória foi por 2 a 0. Os resultados garantiram vaga na 2ª fase da competição, onde enfrentam o Colégio Maximus, na sexta (26), às 18h50, no ginásio da Fefis, na Unimes. Quem passar no confronto garante vaga nas oitavas de final.
O professor Ademir Aguiar, que já foi jogador profissional, fala sobre as aulas do Projeto. “Nosso objetivo é formar o cidadão, ser jogador de futebol é uma consequência. Aqui temos muitas crianças carentes, e em vários sentidos. Treinamos duas vezes por semana, aprendemos fundamentos e são dedicados. Conseguimos a classificação sem tomar nenhum gol, estão motivados, se passarem de fase não será uma surpresa”.
Ryan Danilo Oliveira da Costa, 12 anos, é um dos destaques. “Eu acho muito legal o Projeto ter essa atividade gratuita, e poder nos levar para a Copa, é muito importante não só para mim, mas para todos meus amigos, não ficamos mais na rua e preferimos vir treinar para ser um grande jogador de futebol”.
Lincon Sales dos Santos, 9 anos, também tem jogado bem. “É importante treinar, não precisamos pagar, muitos amigos que jogam aqui os pais não podem pagar por aulas de futebol, podemos ficar juntos e de graça. O professor está sempre me apoiando, e dá sim para chegar na final e ganhar”.
O projeto Integrar Arte e Vida é gerenciado pela Associação Nacional de Esporte (ANE) em parceria com a secretaria de Municipal da Educação de Santos.