Com a participação de 120 atletas e 16 times, as disputas ocorreram em quatro categorias, 50+ e 60+, masculino e feminino. Foram realizados um total de 32 partidas, na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no sábado (17) e domingo (18) em Santos. As disputas foram acirradas com as equipes demonstrando na quadra aquilo treinam durante a semana, todos os times contavam com pelo menos profissional de educação física.
No feminino categoria 60+ Praia Grande garantiu o título ao vencer por 25 a 10 o Atis de Solemar. Em seu primeiro ano na categoria, Benilde Nunes, a Bida, 60 anos, comemorou. “Foi maravilhoso, disputamos muitos jogos até chegar na final e fico feliz por entrar neste ano nessa categoria e já conquistar um título. Agora tenho que destacar o acolhimento que tivemos aqui, uma estrutura excelente e tudo muito organizado, só temos o que agradecer”.
Já na decisão do 50+ as favoritas chegaram na grande decisão, e quem levou a melhor foi a AABB Santos que fechou a partida em 28 a 18 diante da forte Praia Grande. O confronto já é considerado um clássico da modalidade, Beth Brenguere, 58 anos, . “Vinhamos de uma derrota recente para elas em outra competição num grande jogo. Já hoje saímos vitoriosas, e isso sempre fortalece o grupo, não foi um jogo fácil, teve muita alternância no placar. O importante foi que vencemos na nossa casa”.
Nas disputas de terceiro lugar no feminino 60+ a AABB venceu por 25 a 10 o Grupo Sem Compromisso. No 50+ vitória do Grupo Sem Compromisso por 25×19 sobre o Atis de Solemar. Na decisão do 60+ masculino vitória da AABB sobre o Praia Grande por 25 a 19.
Entre os homens na categoria 50+ a Praia Grande venceu na final o Atis de Solemar por 25 a 18, garantindo o título. O destaque foi Sergio Fregulia, com 2,00 metros de altura foi praticamente imbatível, com 64 anos não deu chances para os adversários mais novos. “Sou professor de educação física aposentado, quando jovem joguei basquete, comecei no vôlei adaptado com 59 anos. Estou feliz pois mudei tem apenas dois meses para Praia Grande, entrei recentemente nesse time e estou feliz com esse resultado”.
O objetivo da competição foi o de promover a atividade física para as pessoas da melhor idade, sendo que o Gerovôlei é uma adaptação do voleibol, com regras que tornam possível a participação tanto de pessoas que já praticaram o esporte, com também daqueles que passa a conhecer, contribuindo para a socialização, que é fundamental para a qualidade de vida.
A realização da Copa de Gerovôlei foi da Associação Nacional de Esportes (ANE) e contou com apoio da Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Esportes e da Associação Atlética Banco