Passeio Ciclístico Bora Pedalar, mais uma vez agitou Cubatão

Nem a chuva impediu centenas, de participarem do Passeio Ciclístico Bora Pedalar Cubatão, na manhã deste domingo (20). Esse foi o terceiro ano consecutivo que a Cidade recebeu o evento, com menos veículos e movimento nas ruas, a galera do pedal esbanjou alegria pelo percurso com cerca da 10 km.

O trajeto do passeio teve início em frente ao Parque Anilinas, seguindo pela Av. Nove de Abril, sentido indústrias, até próximo da entrada do Caminhos do Mar. Ali, os ciclistas retornaram pela mesma avenida, passando novamente em frente ao Parque Anilinas e continuando pela Avenida 9 de Abril até a Av. Tancredo Neves, em frente à Praça na entrada da Vila São José, retornando novamente ao Anilinas.

Uma das mais animadas era a dona de casa, Vanessa Peixoto, 44 anos, moradora do Jardim Anchieta, que esteve sempre pedalando no pelotão de frente, esbanjando alegria. “Estão de parabéns, excelente organização, foi nota dez. Pedalar é saúde, mesmo com chuva, sem dúvida foi uma manhã de domingo muito boa, saúde é tudo”.

Com 60 anos, José Oliveira, veio do Jardim Nova República. “Desde criança que ando de bicicleta, mas há quatro anos, passei a pedalar regularmente. Acho muito importante quando promovem essa interação, temos aqui ciclistas de todos os tipos, mas todos num mesmo ritmo. Aliás precisamos mais de eventos como esse, inclusive, isso pode incentivar a construírem mais ciclovias para a Cidade”.

Objetivos alcançados

O objetivo do evento foi incentivar e fomentar o uso de bicicletas como atividade físico-esportiva, trabalhando a questão da saúde como condicionamento físico e mental, além de promover um ambiente mais equilibrado por ser um meio transporte não poluente. O Passeio foi aberto para toda população de Cubatão, assim como de outras cidades, podendo participar, inscritos e os não inscritos pelo site.

O organizador do evento, Marcelo Camargo, destacou a disposição dos ciclistas. “Mesmo não sendo uma manhã de sol, centenas de pessoas estiveram presentes, isso mostra o como gostam de pedalar, é uma característica das cidades da Baixada Santista, em Cubatão não diferente. O Bora Pedalar é isso, levar a pessoas a se reunirem e participarem juntas dessa atividade esportiva, que faz bem para a saúde, além de ser um meio de transporte, não poluente”.

A Unipar patrocinou o evento através de Lei de Incentivo, e fez questão de incentivar seus colaboradores a participar, inclusive dedicando a eles um espaço. Adriano Araújo, coordenador de Projetos Sociais, esteve presente. “Para nós é importante fazer ações para a população da Cidade, por isso investimos em projetos locais, que envolvam famílias. Temos como objetivos investir no desenvolvimento humano, com ações em cultura, sociais, ambientais e esportes”.

Solidariedade

O evento que teve ampla divulgação, garantiu aos primeiros mil inscritos, ganharem kit com camiseta, pulseira de inscrição, boné, mochila e medalha de participação. Este material foi retirado antes do início do evento, mediante comprovação do cadastro com QR Code, apresentando documento oficial com foto e doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). As doações foram destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, que recebeu centenas de quilos de alimentos.

Brindes

Todos os inscritos no Passeio Ciclístico, de forma gratuita, no final concorreram a dez brindes, de produtos doados por uma empresa. Assim também como uma bicicleta, oferecida pela organização do evento.

O Passeio Ciclístico “BORA PEDALAR” é realizado pela Associação Nacional de Desenvolvimento Esportes e Educação (ANDEE), conta com o patrocínio da Unipar, por meio da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE do Ministério do Esporte do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Cubatão.