Um grande passo para o crescimento das políticas do esporte para as cidades da Baixada Santista foi dado nesta terça (5) num encontro entre representantes da Região, na Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, na Capital paulista, onde foram recebidos pelo Secretário Executivo, Beto Souza.
O presidente da ANE, Marcelo Camargo, falou sobre o objetivo. “Esse encontro reunindo os gestores do esporte das cidades, é de grande importância, se estivermos alinhados estrategicamente com o Estado, podemos trazer investimentos para o esporte. Isso é fundamental para que as modalidades possam crescer em parceria com a Secretaria de Estado.
O Secretário executivo, Beto Souza, apresentou o novo programa “São Paulo Olímpico”, que iniciará como um projeto-piloto em 10 cidades, com aulas nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei, possibilitando a descoberta de novos talentos nas escolas do Estado.
A administração estadual está comprometida em investir um total de R$ 150 milhões nessa iniciativa e também capacitar 600 professores de educação física. As dez cidades selecionadas para o programa são: Araçatuba, Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e São José do Rio Preto. “A Baixada Santista é referência m descoberta de talentos esportivos e o programa será replicado para outras regiões do Estado”, destacou Beto Souza.
O presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Fred Monteiro, destacou o trabalho e investimento da cidade de Santos nas competições esportivas. “Falamos muito sobre o fomento e a base esportiva, isso é fundamental quando se trata de alto rendimento, já que esses atletas precisam de uma base forte. O que conversamos e ouvimos hoje sobre isso nos anima, principalmente no que diz respeito ao esporte na escola, é o caminho para ter atletas se desenvolvendo e podendo representar o nosso país”.
Alessandro Bortolomasi, secretário de esportes de Cubatão, também marcou presença. ”Para nós que representamos os munícipios, é importante saber as novas informações dessa gestão que iniciou neste ano, e entender as diretrizes do esporte do Estado de São Paulo. Essa reunião foi uma ótima oportunidade para estarmos alinhados”.
Vereador de Santos, Paulo Miyasiro, que foi atleta olímpico, avaliou o encontro. “Importante esse bate papo, saber o que estão pensando para nosso Estado e principalmente nossa região. Temos que colocar nossa Cidade disponível no Projeto que o Estado está pensando, e principalmente poder fomentar ainda mais. Uma pauta que deveremos discutir em uma próxima reunião, será a de Jogos Regionais e Abertos”.
O Secretário Executivo, Beto Souza, ficou satisfeito com a reunião. “Queremos construir juntos nossos projetos e planos, que apresentamos aqui. Esse Governo está pronto para construir algo muito importante, e com isso levar esporte de qualidade, educacional e social, para toda Região”.