O Brasil é considerado um país com dimensões continentais, mesmo assim, o 19º Campeonato Brasileiro Master Santos de Vôlei, conseguiu literalmente ter representantes de Norte a Sul do país. Entre os 14 Estados que participam da competição, dois extremos, o Pará e o Rio Grande do Sul.
A equipe da Associação Paraense para o Desenvolvimento do Esporte (APADE), em Belém, trouxe três equipes, no masculino 40+ e 45+, já no feminino a 35+. A Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), apenas com atletas no masculino, nas categorias 60+ e 65+.
Os gaúchos percorreram 1.121 km e chegaram com muita disposição. Lairton Berger, 60 anos. “Para nós isso é muito importante, é a segunda vez que participo. É prazeroso estar aqui, vim com esposa e filha, Santos tem muitas opções para aproveitarmos além do Torneio. Essa competição é muito bem organizada, com uma ótima arbitragem. A gauchada está presente, além de nós temos também a equipe de Pelotas. No final todos acabam se conhecendo nessa comunidade do vôlei’.
Já os paraenses enfrentaram uma viagem bem mais longa, foram praticamente 3 mil quilômetros, para ser uma ideia se fosse na Europa a distância entre Lisboa e Berlim seria um pouco menor. Marcio Santos, xx anos, fala sobre o desafio. “Todas as equipes que chegam aqui tem uma história para contar, nossa base é em Belém, essa competição é bem seletiva só participam oito, para se manter precisa estar entre os seis primeiros, ninguém quer ficar de fora, o nível é muito alto. Nos condicionamos para estar aqui”.
Nesta edição participam equipes da Rússia, Estados Unidos e Chile. Já no Brasil nas disputas por troféus: Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O 19º Master Santos de Vôlei é realizado e organizado pela Associação Nacional de Esportes (ANE), com patrocínio por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte (Promifae) através do Grupo Mendes. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria de Esportes.